Ata de Fundação

Ata de Fundação

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS DE MINAS GERAIS
ABIH MG REGIONAL CIRCUITO DO OURO

ATA DE FUNDAÇÃO

Aos 16 (dezesseis) dias do mês de dezembro do ano de 2010 (dois mil e dez), 5ª feira, às 20:00 (vinte) horas, reuniram-se na Rua São José, 56 (Restaurante O Passo), Centro, Ouro Preto, MG, proprietários e representantes dos meios de hospedagem de Ouro Preto e região do Circuito do Ouro, para a fundação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS DE MINAS GERAIS REGIONAL CIRCUITO DO OURO.

A assembléia foi precedida de convocação dos empresários hoteleiros efetuada pela presidente-coordenadora do Grupo dos Meios de Hospedagem de Ouro Preto, Sônia Maria Silva Vianna de Oliveira. Referida convocação foi procedida por correspondência entregue pessoalmente contra protocolo de entrega, reforçada por via eletrônica (e-mail), conforme o Edital que passa a ser parte integrante da presente ata.

Abrindo a Assembléia e saudando os presentes, a presidente-coordenadora do Grupo dos Meios de Hospedagem, Sônia Maria Silva Vianna de Oliveira, designou para presidir a Mesa dos trabalhos o empresário Raimundo Nonato Saraiva Frazão e, para secretariar, Márcio Abdo de Freitas, ambos participantes do Grupo dos Meios de Hospedagem.

Assumindo o encargo, o presidente da Mesa assim designado, Raimundo Nonato Saraiva Frazão, seguindo a Ordem do Dia do Edital, fez aos presentes um relato resumido dos trabalhos do Grupo dos Meios de Hospedagem de Ouro Preto, desde a sua constituição em 2009, e da necessidade que ficou constatada, através de um Planejamento Estratégico apoiado pelo Sebrae/MG, de buscar uma formalização deste Grupo para dar representatividade setorial e sustentabilidade às ações.

As ações do Grupo levaram, então, ao entendimento com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH MG), bem como com a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP) e com o Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), no sentido de se criar uma Regional da ABIH MG para representar a hotelaria de Ouro Preto e Circuito do Ouro nos aspectos empresariais específicos deste setor.

Assim fazendo, os meios de hospedagem se enquadram na filosofia de integração e regionalização do turismo preconizada pelo Plano Nacional de Turismo do Governo Federal, que contempla trabalho integrado, cooperativo, regionalizado, e em parceria de entidades públicas e privadas para promover a inclusão social das comunidades e o desenvolvimento econômico e social através das atividades ligadas aos vários ramos do turismo.

Também dentro deste espírito de integração e parceria, foi assegurado que a criação da entidade setorial da hotelaria em momento algum foi visualizada como uma divisão do empresariado, mas, sim, como uma forma de canalizar aspirações e necessidades próprias do setor, sendo uma demonstração deste fato o compromisso assumido pelos participantes do Grupo dos Meios de Hospedagem, como uma das ações prioritárias do Planejamento Estratégico, de se associarem também - aqueles que ainda não o são -, à Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP) e ao Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), duas entidades empresariais que, desde o início, vêm apoiando as atividades do Grupo, inclusive cedendo o espaço e as instalações para sediar a Regional da ABIH MG que ora está sendo criada.

Após o relato destas ações do Grupo até os dias atuais, o presidente da Mesa passou à apresentação do Estatuto e do Regimento Interno da nova entidade, que já haviam sido submetidos previamente à ABIH MG, ficando aprovados pelos presentes. Foi declarada, então, fundada a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS DE MINAS GERAIS REGIONAL CIRCUITO DO OURO, com seu Estatuto e Regimento Interno.

Em seguida, foram apresentados os nomes dos membros designados para compor a Diretoria e o Conselho Fiscal da nova entidade, que foram aprovados e, eleitos, no mesmo ato, considerados empossados, cuja qualificação encontra-se anexa ao final, e que são os seguintes:

Diretoria: Sônia Maria Silva Vianna de Oliveira, Vice-Presidente Regional; Raimundo Nonato Saraiva Frazão, Vice-Presidente Regional Adjunto; Helena Galdina Bezerra Porfírio, Diretora-Secretária Regional; Eugênio Pacelli Camilo, Diretor-Financeiro Regional; Mário Augusto Rocha Vianna de Oliveira, Diretor de Captação de Associados Regional; Maria Izaltina Haddad de Mello e Ludmila Cotta Gomes, Diretoras de Capacitação e Treinamento Regional; Maria Helena Navarro de Salles e Sônia Maria Rezende, Diretoras de Eventos Regional; Eliane Regina de Almeida Lemuchi, Maria Cristina Capanema Gonçalves e Ana Lucia Bovi, Diretoras de Relações Institucionais Regional.

Conselho Fiscal, Membros Titulares: Leonardo Trópia Costa, Márcio Abdo de Freitas e Maria das Mercês Oliveira Mapa; e Membros Suplentes: André Augusto Garcia Durães da Veiga, Maria do Perpetuo Socorro Toledo, e Rodrigo de Andrade Vieira.

A Assembléia delegou poderes à Diretoria ora eleita e empossada para preencher posteriormente os cinco cargos de Diretor de Relações Institucionais Regional que não foram ocupados neste ato, através de convites a empresários hoteleiros a serem escolhidos pela Diretoria, preferencialmente de outros municípios e/ou distritos pertencentes à jurisdição desta REGIONAL CIRCUITO DO OURO DA ABIH MG, mas distintos da sede da mesma Regional.

Por proposta da Diretoria assim eleita e empossada, foram indicadas para receber a distinção de serem consideradas Presidente de Honra da Regional ora criada, cargo honorífico conforme o Artigo 24º, Parágrafo Único do Estatuto, por terem contribuído com grande relevância para a fundação, constituição e implantação desta Regional, as seguintes personalidades: Silvania Maria Capanema Álvares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH MG), e Rosângela de Cássia Saraiva Ambrósio, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP). Foi aprovada esta proposta, passando as personalidades acima referidas a serem doravante consideradas Presidente de Honra desta REGIONAL CIRCUITO DO OURO da ABIH MG.

Foi comunicado, ainda, que, conforme o Estatuto, os empresários hoteleiros presentes à Assembléia e que assinam a Lista de Presenças passam a ser considerados Sócios-Fundadores da mesma.

Tendo encerrado os trabalhos conforme o Edital de convocação, o presidente da Mesa, Raimundo Nonato Saraiva Frazão, devolveu a presidência da mesma para a presidente eleita e empossada para dirigir a nova entidade, Sônia Maria Silva Vianna de Oliveira, para seu pronunciamento e considerações finais. Tecendo considerações sobre o trabalho que se apresenta pela frente para a Diretoria, agradecendo a presença de todos, e manifestando confiança nas realizações da nova entidade com o apoio dos associados, a Vice-Presidente Regional, Sônia Maria Silva Vianna de Oliveira, declarou encerrada a Assembléia.

Ficando, portanto, criada, nesta data, a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS DE MINAS GERAIS REGIONAL CIRCUITO DO OURO, com seu Estatuto e Regimento Interno, e empossados os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal. E nada mais havendo a deliberar, foi lavrada a presente ata pelo secretário ad hoc, Márcio Abdo de Freitas, que, lida e achada conforme pelos presentes, segue assinada pela Vice-Presidente Regional e pela Diretora-Secretária Regional.

            Ouro Preto, 16 de dezembro de 2010

___________________________________________________
Sônia Maria Silva Vianna de Oliveira
Vice-Presidente Regional


______________________________________
Helena Galdina Bezerra Porfírio
Diretora-Secretária Regional

 

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites - Daniel Brêtas (31) 8529-0394